quarta-feira, 15 de maio de 2013
sexta-feira, 10 de maio de 2013
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Processo de fabricação da Fibra de Carbono
O processo se inicia com um pré-tratamento onde a matéria prima recebe tensões mecânicas que provocam o seu alongamento utilizando vapor. Em seguida ocorre a conversão de um precursor polimérico. Seguindo-se ao aquecimento constante e controlado até em torno de 250°C. Posteriormente é necessária a sua estabilização físico-química o que ocorre através do surgimento de ligações transversais entre as cadeias moleculares.
Após o pré-tratamento vem o processo de carbonização em atmosfera inerte em alta temperatura, o gás mais utilizado neste ponto do processo é o "Argônio" e a temperatura utilizada é em torno de 1.000°C. No momento em que ocorre a pirólise (reação de análise ou decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas) começam a surgir subprodutos devido à decomposição gasosa. A contração do material passa a ocorrer aumentando assim sua rigidez mecânica. Em alguns tipos de fibras de carbono são liberados Nitrogênio, Dióxido de Carbono, Vapor d'água, Cianureto de Hidrogênio, e Amônia.
Após o processo de pirólise vem o processo de "grafitização". Este consiste num tratamento térmico que oscila entre 2.000°C e 3.000°C e proporciona uma "cristalização" ordenando os cristais de carbono no interior da fibra, característica que confere grande resistência mecânica ao produto final. Suas propriedades físicas e mecânicas variam conforme a matéria prima utilizada e as condições de produção. As fibras de carbono têm suas características dependentes de sua microestrutura.
Quando se usa a grafita cristalina de estrutura hexagonal de cadeia fechada com a forma de lâminas de 3,35 Ângstrons, esta possui propriedades físicas diferentes nos sentidos longitudinal e transversal do cristal. Temos uma fibra de carbono com alta resistência mecânica.Sua Nadadeira de Carbono vc vai encontrar na www.freedive.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)